PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sábado, 17 de maio de 2014

PESTO DE URTIGAS



As urtigas começaram por ser as convidadas surpresa do meu jardim e hoje têm nele um espaço reservado, embora continuem a aparecer onde eu menos espero.
Após algumas pesquisas, constatei que são nossas amigas, apesar de picarem. Para começar, saiba que têm seis vezes mais vitamina C que a laranja. Contém muito ferro e muitas proteínas, são depurativas e agem nos cabelos, tornando-os macios e brilhantes.
Quando as colher, muna-se de luvas! Colha só as 4 primeiras folhas, as mais tenras.


Ingredientes para uma tacinha de pesto:

-  30 gr. de urtigas
-  20 gr. de amêndoas inteiras ( também pode usar castanha de caju cru )
-  10 gr. de sementes de girassol ( ou pinhão )
-  1 dente de alho picado
-  10 cl de azeite
-  1fatia de abacate para amaciar
-  Pimenta, curcuma e sal a gosto

Lave bem as urtigas.
Comece por colocar no liquidificador, ( eu fiz na 1,2,3,) as urtigas, o azeite e triture.
Acrescente os restantes ingredientes e triture de novo, até obter uma pasta suficientemente homogénea, deixando que os frutos secos fiquem ligeiramente granulados.

Se quiser, pode dar uma fervura rápida às urtigas, pois ficarão mais macias.
Pode guardar no frigorífico durante cerca de 3 dias. Oxidará um pouco, mas continua bom para comer com tostas e deliciar-se.