PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sábado, 12 de abril de 2014

A CURCUMA







A curcuma é muito conhecida por ser um tempero e é o principal componente do caril. É muitas vezes utilizada em pratos no sul da Ásia e é responsável por dar a muitos alimentos como mostarda, caril e queijo uma coloração amarela.
Além de ser usada para cozinhar, a curcuma também é usada, há muito tempo, como um remédio popular natural naquela região, por causa de suas poderosas propriedades medicinais. Nos últimos anos, as pesquisas têm comprovado isso, ao descobrir que esta especiaria pode ser benéfica para a nossa saúde.

A curcuma é um poderoso remédio natural contra muitas doenças devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Estudos têm mostrado que é comparável a medicamentos, tais como IBUPROFENO  e,
 neste caso, sem conter muitos dos efeitos colaterais negativos.
Mas mesmo antes dos pesquisadores começarem a estudar a curcuma, as populações nativas dos países do sul da Ásia usavam-na como um meio para tratar os indivíduos diabéticos.
Como muitos de nossos leitores devem saber, a inflamação é frequentemente um precursor da diabetes, uma vez que faz com que o nosso corpo fique cada vez mais resistente à insulina. Estudos têm mostrado que a curcuma actua como um bloqueador de sinais inflamatórios activados no nosso corpo por determinadas doenças.
Devido a isso, o consumo frequente de curcuma não só impede a ocorrência da diabetes, como, pode ajudar a diminuir o impacto de outras condições causadas pela doença, como a neuropatia.

Outras doenças graves também são desencadeadas da diabetes, por irregularidades no sistema inflamatório; câncro, Alzheimer, glaucoma e artrite são apenas alguns dos mais graves. O tipo de inflamação que causam estas doenças, não pode ser tratada simplesmente com um comprimido ou algumas gotas de ibuprofeno.
Embora sejam os efeitos anti-inflamatórios da curcuma que a fazem bem conhecida como medicamento, supõe-se também ser eficaz na prevenção de doenças cardíacas e AVCs.
Os cientistas especulam que esta é capaz de impedir a oxidação do colesterol no corpo, facto que leva a ambos os problemas de saúde.
Além disso, a curcuma é uma rica fonte de vitamina B6, um nutriente reconhecido pela sua capacidade de manter o coração em bom funcionamento.

A fim de se obterem os benefícios da curcuma, estima-se que cerca de três gramas devam ser consumidas por dia (aproximadamente uma colher de chá).
Mas, atenção: Sabe-se que consumi-la em quantidades excessivas por longos períodos de tempo pode causar problemas de estômago, azia e, em casos extremos, úlceras.
A curcuma também actua como um anticoagulante e, quando utilizada em conjunto com outros medicamentos para a diabetes, pode baixar significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Geralmente, não é difícil de encontrar, e está prontamente disponível na maioria dos supermercados. Este composto normalmente é vendido como especiaria para ser acrescentada na comida, mas também pode ser comprado como um suplemento. Se  desejar comprar a curcuma para usar na comida, dê preferência às marcas que indicam curcuma pura, pois contêm as maiores concentrações
da mesma.

Uma boa forma de a consumir é acrescentá-la aos seus sumos e smoothies.

CHÁ DE ALFAZEMA

Chá de alfazema – Indicações e benefícios desta infusão






Quando ouvimos a palavra “alfazema”, logo nos lembramos do perfume tão popular há tanto tempo.

Possuindo uma característica tão forte como o seu aroma, a alfazema acaba passando um pouco despercebida quando o assunto são os chás. O chá de alfazema tem muitos benefícios que merecem mais reconhecimento.

Propriedades do chá de alfazema

Analgésica.
Antisséptica.
Antiemética.
Antiespasmódica.
Anti-inflamatória.
Antiperspirante.
Aromática.
Calmante.
Carminativa.
Cicatrizante.
Desodorante.
Tônica.
Benefícios

Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
Auxilia no tratamento para gota e depressão.
Ajuda quem está com flatulência.
Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas diminuídos.



Mas, como todas as plantas medicinais, a alfazema possui contra indicações e efeitos colaterais. Quanto às contra indicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem

Irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral:

- Ferva a água pura.

- Quando levantar fervura, despeje sobre ela as folhas de alfazema.

- Deixe tapado por mais ou menos 10 minutos.

- Coe o chá e beba.

A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se possuir tendência para a sonolência, tome menos chávenas (2 a 3 chávenas durante o dia serão suficientes).




Inhame – Benefícios e receitas de remédios caseiros


Provavelmente você conhece o inhame, esse tubérculo também chamado de taro, inhame-branco, taioba-de-São-Tomé e cará, mas seus benefícios  são desconhecidos pela população, que muitas vezes consome sem saber o bem que ele faz!
Se ainda não gosta de inhame e não se convenceu, saiba que ele é um caule rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles estão os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido. Isso faz dele um alimento extremamente recomendado para crianças e também pessoas que desejam emagrecer, já que possui menos calorias  que duas bolachas recheadas!
Saiba mais sobre os seus benefícios.

 


Os benefícios do inhame para o seu organismo!

Limpeza do sangue: o inhame às vezes é inacreditável de tão útil, ainda mais porque consegue fazer
sair as impurezas através da pele, dons rins e do intestino.
Fortalecimento do sistema imunológico: o inhame fortifica os gânglios linfáticos, que são responsáveis pela defesa do sistema imunológico.
Prevenção de doenças: doenças como malária, dengue e febre amarela são evitadas com o consumo de inhame – funciona mesmo.
Aumenta a fertilidade da mulher: por possuir fitoestrógenos e hormonas vegetais, aumenta a fertilidade da mulher. Também é importante na menopausa e após.
Ameniza cólicas menstruais e sintomas da TPM:o seu humor irá agradecer ao inhame, que ameniza as temidas cólicas e os detestáveis sintomas da tensão pré-menstrual. Além disso, estimula a lívido!
Anti-inflamatório: esse benefício do inhame deixa a pessoa menos suscetível à acumulação de líquidos e toxinas, o que ajuda na hora de ficar sem as gordurinhas extras e a celulite.
Outros benefícios do tubérculo: retira furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas grandes, farpas ou cacos de vidro; tira a inflamação de cicatrizes, retira o sangue pisado de contusões e derivados; evita inchaço e dor após fracturas e queimaduras; também auxilia no combate ao processo inflamatório de hemorróidas apendicites, artrites, reumatismo, sinusite, neurites, etc.
Receitas de remédios com inhame

Receita 1: Para melhorar/aliviar os sintomas da catapora, o inhame pode ser usado como elixir, aplicado na pele, sobre as feridas. Comê-lo também ajuda na melhora.

Receita 2: Fazer compressas de inhame ralado e cru ajuda na eliminação de abcesso, substituindo o inhame a cada uma hora e fazendo isso por pelo menos 4 horas.


Fonte: Inhame – Benefícios e receitas de remédios caseiros

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mais de 2000 pessoas!

Já somos mais de 2000 a procurar o que é "divinamente saudável" e o nosso blogue ainda é tão pequenino! 
Bem hajam!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sumo verde

Sumo Verde ultra delicioso

1
Copo de Água de Coco
1
Manga palmer média
1
Polpa de um Maracujá
2
Folhas de Couve

Salada de cogumelos




Ingredientes:
6 cogumelos Porto Bello
Sumo de 1 laranja
Sumo de meio limão
Pimenta e sal a gosto ( evite o sal refinado!)
Alface icebergue
Agriões
Nozes
Algumas tiras de batata doce desidratada.

Preparação:
Comece por laminar os cogumelos e coloque-os numa saladeira com o sumo da laranja e do limão. Tempere com sal e pimenta preta e deixe repousar por cerca de uma hora.
Escoe o sumo e acrescente os restantes ingredientes. Tempere com o azeite, mexa e saboreie com tostas e eventualmente um patê.
A urtiga é bastante conhecida por causar irritação e queimaduras na pele. No entanto, poucos sabem que ela também tem diversas propriedades terapêuticas. Por ser rica em vitaminas, minerais e outras substâncias ativas, a urtiga pode ser usada para hemorragias, anemia, ácido úrico, asma, bronquite, má circulação, depuração do sangue, diabetes, diarreia, úlcera e reumatismo.

Você vai precisar de:

Urtiga
Urtiga
  • colher (sopa) da erva
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Para eliminar as toxinas da urtigo, é necessário fazer um decocção. Coloque a erva na água e leve ao fogo para cozinhar. Assim que levantar fervura, conte 4 minutos e desligue. Depois mantenha abafado por mais 10 minutos antes de coar e consumir.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícara por dia, mas não durante muito tempo consecutivo.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Biscoitos de sultanas e gengibre.

Biscoitos de sultanas e gengibre




Ingredientes:
1 copo (140 gr) de sultanas
2 copos (270gr) de noz de caju
1 copo (140 gr) de amêndoas
1/4 de copo (55gr) de manteiga de côco
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado





Preparação:
1.  Misturar grosseiramente todos os ingredientes num robot e moldar os biscoitos com esta mistura.
2. Desidratar até que atinja a textura desejada.

Tostas de linhaça e sementes de sésamo

Este pão serve de tosta, de base para base de piza, patê, húmus, etc. É muito versátil, pode dar -lhe as utilizações que quiser! Ainda por cima é muito bonito, graças à mistura das cores conferidas pelas sementes de sésamo pretas. Mas as douradas também ficam muito bem.





Ingredientes:

1 taça (150gr) de linhaça, nas seguintes proporções: 2/3 de taça (100gr) de grãos para moer, 1/3 de taça (50) de linhaça inteiras.
1/4 de taça (30) de grãos de sésamo pretos
1 dente de alho esmagado
1/2colher de café de sal
1 cebolinha picada
1 1/3 de taça (3,3dl) de água pura 1/2 colher de sopa.


Preparação:

1.  Numa taça, misturar as sementes de linho moídas e as inteiras, com o sal, o alho, a cebola e a água, de modo a homogeneizar bem.
2.  Juntar as sementes inteiras de girassol e de sésamo preto, e misturar bem.

3.  Espalhar bem esta mistura sobre uma folha antiadesiva. Cortar em 9 quadrados.

4.  Colocar no tabuleiro do desidratador, onde ficará durante 4 horas. Virar e deixar desidratar durante mais 1hora ou mais, segundo a textura desejada.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

WORKSHOP 29 de MARÇO 2014


PATÊS

  • Patê de Cenoura &Especiarias
  • Patê de Sementes de Girassol com Algas
  • Patê de Beterraba 



AÇÚCAR DE COCO






Muitos adoçantes, principalmente os químicos, contêm substâncias extremamente prejudiciais à saúde, que podem até provocar cancro na bexiga. Uma ótima e natural alternativa para esse problema é o açúcar de coco. Ele promete adoçar tudo, com gosto semelhante ao açúcar mascavo, porém muito mais benéfico.
Proveniente da seiva de flores em botão do coqueiro, esse açúcar inovador tem índice glicêmico de 35%, segundo estudo realizado, o mel possui um índice em 55% e o açúcar refinado um índice de 68%.

Esse número inferior significa que o açúcar de coco é absorvido pelo corpo de forma mais lenta, provocando menos picos de insulina e, por isso, é mais indicado para pessoas portadoras de diabetes.
Além disso, como não excede a capacidade de processamento feito pela insulina, não fica armazenado nas gorduras, ao contrário da maioria dos alimentos refinados.
Além de ser ótimo substituto para os adoçantes sintéticos, o açúcar proveniente do coco possui vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, ferro e zinco. Essas substâncias melhoram o funcionamento do fígado, circulação sanguínea e tecidos, além de prevenir envelhecimento e diabetes, aumentar a disposição, a imunidade e a cicatrização.

Como utilizá-lo? Exatamente como o açúcar refinado comum! O açúcar de coco pode servir para adoçar alimentos e bebidas - como sumos, chás, iogurtes, etc. - na mesma medida que o açúcar branco. Ele também pode ser aquecido e utilizado em receitas assadas, como bolos, pudins e doces, da mesma forma que o tradicional.

Mas não acredite que todas essas vantagens podem encobrir os males do excesso. A dosagem diária máxima recomendada é de 3 g (1 colher de chá) e, como todos os outros adoçantes, deve ser associado a uma alimentação variada.

Com tantos pontos positivos, o açúcar de coco tem tudo para ser usado no dia-a-dia.



PATÊ DE PEPINO




Ingredientes:

1 chávena de caju (demolhado pelo menos 2 horas)
1/2 chávena de água
Sumo de 1 limão
1dente de alho esmagado
Sal do Himalaia
1 pepino ralado (lavado mas não descascado e com ralador grosso)
Algumas folhas de hortelã finamente picadas

Preparação:

Misturar o caju, a água, o sumo de limão, o alho e o sal e triturar até obter uma mistura espumosa.

Ralar o pepino (não demasiado fino) juntar uma pitada de sal e deixar escorrer a água.

Misturar o pepino com a mistura do caju e finalmente picar a hortelã. Verificar os temperos.

Pode servir com legumes cortados em tiras ou crakers, pão cru...
É melhor no dia seguinte.




HÚMUS DE CURGETE

                                        Húmus de curgete




Ingredientes:

2 curgetes descascadas e partidas em pedaços
3/4 de chávena de tahin (puré de sésamo)
1/2 chávena de sumo de limão
1/4 de chávena de azeite
2 dentes de alho esmagados


1pitada de sal da Himalaia
Cominhos a gosto

Preparação:

Numa liquidificadora  misturar os ingredientes até obter uma pasta cremosa e homogénea .

O húmus original é preparado com grão de bico. Na alimentação viva ou crua também pode fazê-lo com grão de bico germinado. Por vezes, torna-se um pouco indigesto, por isso sugerimos este com curgete.

Pode servir com legumes cortado em tiras ou com pão cru, crakers...