PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





quinta-feira, 27 de março de 2014

Workshop sumos, batidos e patês








Workshop Sumos, Batidos e Patês | 29 Março | Guarda

Sentes que a tua alimentação não te sacia?
Sentes vontade de comer “porcarias”?
Comes doces compulsivamente?
O teu humor é instável?
Queres algo diferente e inovador?
Gostas de aprender novas receitas?
Procuras uma dieta saudável?

É natural que te sintas assim, estando a viver num ritmo de vida acelerado em que não se pode parar. O consumo exagerado de produtos processados, pré-cozinhados, congelados, etc.. faz com que o teu corpo não receba os nutrientes na sua forma mais simples e natural.
A alimentação vegetariana crua é uma excelente opção para mudar esse padrão alimentar ao consumir mais nutrientes de boa qualidade, não processados e com inúmeras propriedades nutricionais desintoxicantes e purificadoras.
 A melhor forma de começar é experimentando fazer sumos, batidos e patês.
Convido-te a experimentar um workshop de 3 horas, para poderes aprender e provar deliciosas receitas para facilmente pores em prática.

Nesta experiência de workshop vais poder aprender a melhor forma de preparar as diversas receitas, com todas as dicas essenciais. Este é um evento que vai acontecer no dia 29 de Março na Guarda e durante o qual vai poder:
Aprender as noções básicas sobre sumos e batidos e como os usar no dia a dia
Experimentar uma variedade de deliciosos sumos, batidos e patês
Saber onde comprar os melhores ingredientes
Combinar os alimentos para melhor assimilação

Experimentar e usar os equipamentos mais usados para preparar as diferentes receitas
Conviver e conhecer outras pessoas entusiastas da comida crua num ambiente descontraído e informal
Será um enorme prazer poder ajudar a ter uma alimentação ainda mais saudável, melhorando saúde e bem-estar!

MAIS UMA BOA NOTÍCIA

Os pêssegos têm potencial para ajudar a combater o cancro da mama ao inibir o aparecimento de metástases. A conclusão é de um grupo de investigadores norte-americanos que realizou um tratamento com extratos deste fruto em ratinhos com a doença e obteve resultados animadores.
Os cientistas responsáveis pelo estudo, da Texas AgriLife Research, agência de investigação estatal do Texas, nos EUA, afirmam que uma mistura de compostos fenólicos presentes nos extratos de pêssego conseguem impedir que se formem metástases, uma descoberta particularmente importante já que a maioria das mortes e complicações associadas ao cancro da mama se deve a esse problema. 
A equipa, coordenada por Luis Cisneros-Zevallos, administrou extrato de pêssego a ratinhos com um tipo de células agressivas de cancro da mama, as MDA-MB-435, observando "uma inibição de um gene marcador nos pulmões após algumas semanas, indicando uma inibição das metástases", pode ler-se em comunicado. 
"Além disso, depois de determinar a dose necessária para observar os efeitos nos ratinhos, calculámos que, para humanos, tal seria o equivalente a comer entre dois a três pêssegos por dia", afirma o investigador, realçando os benefícios do consumo deste fruto. 
Este trabalho vem reforçar resultados de estudos anteriores desenvolvidos pela AgriLife e publicados 
há uns anos, que davam conta de que os polifenóis presentes nos pêssegos e nas ameixas eram capazes de matar, de forma seletiva, as células cancerígenas agressivas do cancro da mama sem afetar as células saudáveis, acrescenta Cisneros-Zavalos. 
Dois a três pêssegos por dia podem ser o suficiente
Embora o estudo tenha sido conduzido com a variedade "Rich Lady", o cientista afirma que a maior parte dos pêssegos, independentemente do tipo, partilham os mesmos componentes ao nível dos polifenóis, que inibem as metástases ao atacar e modular a expressão de um grupo de enzimas denominadas "metaloproteinases". 
"A importância das nossas conclusões é muito significativa, porque mostra, 'in vivo', o efeito que os 
compostos naturais, neste caso os polifenóis dos pêssegos, podem ter contra o cancro da mama e as metástases", sublinha o coordenador da investigação publicada na revista científica Journal of Nutritional Biochemistry.
"[A descoberta] dá-nos a oportunidade de incluir na dieta uma ferramenta adicional para prevenir e combater esta doença terrível que afeta tantas pessoas", refere ainda, garantindo que a equipa está "entusiasmada com a ideia de que dois a três pêssegos por dia possam obter efeitos benéficos similares [aos que se verificaram em laboratório] em humanos".
Apesar dos bons resultados, os investigadores terão ainda de aprofundar esta questão, pretendendo 
agora continuar a testar estes extratos de pêssego noutros tipos de cancro e na diabetes com vista a compreender os mecanismos envolvidos no papel que desempenham.
Clique Aqui para aceder ao resumo do estudo (em inglês).

revista científica Journal of Nutritional Biochemistry. / Boas Notícias


quarta-feira, 26 de março de 2014





BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE CÔCO




Rica em vitaminas B e C, em cálcio, potássio e magnésio


Pobre em calorias
Isenta de gorduras e colesterol
Hidratante
Alcalinizante
Antibacteriano
Saciante ( reduz a sensação de fome)
Ajuda a perder peso
Estimula o metabolismo
Facilita a digestão
Anti-séptico urinário
Diurético
Reduz o risco de cálculos renais.


ÁGUA DE CÔCO: BOA PARA A SAÚDE, PELE E CABELO!

De acordo com nutricionistas, a água de côco é incrível para quem se quer manter hidratado. “A ingestão do
líquido garante uma boa ingestão de vitaminas e minerais. Ela também é uma ótima fonte de vitamina C e B.
Ao contrário do que se pensa, esta bebida não tem as mesmas substâncias calóricas que a polpa do fruto. “A água de côco tem baixa quantidade de calorias e açúcares e é uma bebida natural sem quantidades significativas de gorduras”. Apesar de o líquido ser um grande hidratante natural que, por consequência deixa a pele macia, não são todos os que podem usufruir de seus benefícios. A água de côco ainda é rica em sódio e prejudicial para as pessoas portadoras de hipertensão arterial.
Nos cabelos - Engana-se quem pensa que a água de côco só hidrata depois de ser ingerido. O líquido natural é usado frequentemente em produtos cosméticos e pode ser aplicado nos cabelos. As propriedades da bebida ajudam a manter a saúde dos fios. “O líquido previne os danos que os raios ultravioletas causam na queratina dos fios. O resultado é um cabelo brilhante e fortalecido”.
Receita Caseira - Para deixar o cabelo hidratado:
  • Bata no liquidificador a água de côco com a polpa do fruto verde por um minuto aproximadamente.
  • Cabelos muito danificados podem precisar de um emoliente (produto que amacia) a mais. Pode-se      acrescentar um pouco de óleo vegetal de côco ou algumas gotas de óleo de argão.
  • Aplique a máscara obtida nos fios e deixe agir por 40 minutos.
  • Enxugue bem em água morna até retirar todos os resíduos do cabelo.
  • Recomenda-se fazer a hidratação uma vez por semana.
Além de deliciosa a água de côco ainda deixa a gente linda. Mas não pode abusar, nada de substituir a água!
coconut-water-health-benefits-3








terça-feira, 25 de março de 2014

CHÁ DETOX

Receita Natural







As toxinas vão-se acumulando no nosso organismo devido a vários factores, sobretudo à má alimentação. Por isso, de vez em quando devemos fazer uma limpeza geral, com alimentos que facilitam o processo de desintoxicação. A receita que se segue combina ervas que funcionam como produtos de limpeza para o corpo humano.

Chá  que elimina toxinas e emagrece

 Vai precisar de:
1 colher (sopa) de salsaparrilha
1 colher (sopa) de dente de leão
1 colher (sopa) de alecrim
1 litro de água

Preparação:
Leve a água ao lume até que ferva. Em seguida, despeje sobre as ervas secas e abafe por 15 minutos. Coe e estará pronto para o consumo.

Posologia:
A dica é tomar o chá em pequenas porções ao longo do dia. Coloque numa garrafa e vá bebendo aos pouco, quanto tiver sede. Durante uma semana, beba o chá e siga uma dieta livre de toxinas, preferindo as frutas, verduras e cereais integrais.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Retirei este artigo do blog "Saúde e beleza" , porque achei muito interessante para quem tem algumas dúvidas sobre os alimentos germinados ou vivos. Vale a pena ler. Dieta da Comida Viva, DICAS DE BELEZA E SAÚDE, DIETAS PARA EMAGRECER Após emagrecer (ou mesmo durante a dieta) é importante adotar hábitos alimentares saudáveis, sempre visando uma boa nutrição de seu organismo, para isso um dos primeiros e mais importantes passo é parar de pensar sua alimentação com o conceito “pratos” e passar a pensar em “nutrientes”. Claro que não deixará de elaborar pratos saborosos, porém serão pensados de forma que sejam mais nutritivos. Com base neste conceito a alimentação chamada de dieta viva está ganhando espaço rapidamente, afinal realmente oferece muito mais nutrientes do que as dietas convencionais, principalmente considerando quanto de nutrientes se obtém por determinada porção de calorias. Uma das principais características desta dieta é o maior consumo de sementes germinadas, muitas destas sementes já são utilizadas em muitas dietas por suas propriedades nutritivas, porém ao germinar a semente antes do consumo terá alguns benefícios, veja: Quando germinadas as sementes multiplicam suas vitaminas, minerais e enzimas (algumas sementes aumentam isto em até 20 mil vezes). Quando germinadas favorecem o surgimento de outras substâncias como antioxidantes e hormônios naturais. Oleaginosas hidratadas são excelentes fontes de proteínas e ácidos graxos, isso sem contar que possuem boas quantidades de cálcio. Germinação para a Dieta Viva! As sementes germinadas podem ser utilizadas tanto em saladas como para complementar suas receitas de suco verde ou qualquer outra vitamina que pretenda fazer, sem alterar muito seu sabor e trazendo uma boa carga de nutrientes. O que algumas pessoas tem dúvidas é como fazer o processo de germinação das sementes, o que na verdade é bastante simples. Veja neste vídeo a seguir como fazer a germinação de suas sementes para uma dieta viva, poderá notar que é extremamente simples, basta escolher suas sementes e começar a se alimentar melhor. O que Fazer com Sementes Germinadas? Utilizar brutos em saladas é algo já bastante conhecido e também facilmente encontrado na internet, mas o que talvez não encontre com facilidade é como utilizar as sementes germinadas em sucos e vitaminas, sendo assim veja a seguir duas receitas que
servirão de partida.


 Vitamina de leite de Castanha-do-pará com Banana 

 Ingredientes:
 100g de castanha-do-pará germinada (24h na água)
 200 ml de água de coco
 2 bananas
 1 colher de mel

 Preparo:
 Bata no liquidificador a castanha-do-pará com a água de coco e coe. Agora junte o leite das 
 castanhas, as bananas e o mel e bata tudo no liquidificador.


 Suco Vivo (também conhecido como Suco de Luz)

 Ingredientes:
 2 maçãs
 1 pepino
 Grãos germinados à escolha
 Folhas verdes (couve, chicória, hortelã)
 Legumes à escolha Raízes à escolha

Preparo:
Bata a maçã no liquidificador com o auxílio de um pepino para extrair o líquido, acrescente um
punhado de grãos germinados, folhas verdes, legumes e raízes. Após bater bem coe (coador de pano) e beba em seguida.

domingo, 23 de março de 2014

GELO VERDE


 Hoje vamos dar-lhe uma sugestão  para facilitar a preparação  dos seus sumos desintoxicantes. É só deixar os cubos de “Gelo verde” já prontos e bater com a sua fruta preferida. Assim  não tem desculpa para dizer não tem tempo!




Preparação do gelo verde:
Lave as verduras com água e vinagre. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata com 500 ml de água. Coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador para gelar.

Sumos detox:
Bata no liquidificador a sua fruta preferida com água e use de 1 a 4 cubinhos de gelo verde em cada sumo.
 Dê sempre preferência às frutas da estação e se puder, use sempre as verduras orgânicas (sem agrotóxicos). Faça os cubinhos de gelo verde para toda a semana.

Ingredientes:

2 chávenas  (chá) couve picada
1 chávena  (chá) de agrião picado
½ chávena  (chá) de salsa
Folhas de hortelã, a gosto
500 ml de água mineral sem gás