PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sábado, 12 de abril de 2014

CHÁ DE ALFAZEMA

Chá de alfazema – Indicações e benefícios desta infusão






Quando ouvimos a palavra “alfazema”, logo nos lembramos do perfume tão popular há tanto tempo.

Possuindo uma característica tão forte como o seu aroma, a alfazema acaba passando um pouco despercebida quando o assunto são os chás. O chá de alfazema tem muitos benefícios que merecem mais reconhecimento.

Propriedades do chá de alfazema

Analgésica.
Antisséptica.
Antiemética.
Antiespasmódica.
Anti-inflamatória.
Antiperspirante.
Aromática.
Calmante.
Carminativa.
Cicatrizante.
Desodorante.
Tônica.
Benefícios

Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas.
Auxilia no tratamento para gota e depressão.
Ajuda quem está com flatulência.
Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas diminuídos.



Mas, como todas as plantas medicinais, a alfazema possui contra indicações e efeitos colaterais. Quanto às contra indicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Como fazer o chá de alfazema e dosagem

Irá precisar de duas colheres de chá de folhas frescas da alfazema e um litro de água mineral:

- Ferva a água pura.

- Quando levantar fervura, despeje sobre ela as folhas de alfazema.

- Deixe tapado por mais ou menos 10 minutos.

- Coe o chá e beba.

A dosagem recomendada deste chá é de 3 a 4 vezes ao dia, porém, se possuir tendência para a sonolência, tome menos chávenas (2 a 3 chávenas durante o dia serão suficientes).




Sem comentários:

Enviar um comentário