PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





quarta-feira, 19 de março de 2014

A OSTEOPOROSE E AS PLANTAS AMIGAS DOS NOSSOS OS OSSOS

                                 



A osteoporose é causada pela perda do mineral cálcio, presente nos ossos e esta deficiência implica um enfraquecimento destes. É mais comum nas mulheres que nos homens.

As dietas e hábitos modernos favorecem o aparecimento desta doença por as primeiras não incluírem os 1500 mg. de cálcio diários e por os segundos favorecerem um tipo de vida muito sedentária.

Assim, ao mesmo tempo que recomendamos alguns alimentos através de algumas plantas, também recomendamos vivamente o movimento e o exercício diário.

A gravidade é nossa aliada no que diz respeito ao aumento da densidade dos nossos ossos.

Alguns tipos de exercício lento e deliberado como o Tai Chi Chuan são recomendados. Assim como o Tai Chi, caminhadas também são indicadas para todas as idades e para todas as pessoas.


Os alimentos de origem vegetal, que contêm mais cálcio são: brócolos, tofu, couve frisada e couve Portuguesa, agriões e espinafres, espargos, frutos secos e todas as sementes e rebentos.


Como a absorção de cálcio tem interferência na absorção de ferro e vice-versa, devemos separá-los por refeição.

Por exemplo, se comer lacticínios ao pequeno almoço, deve ingerir na mesma refeição: o iogurte magro, cereais, sumo de laranja, frutos secos e abacate.

Ao almoço pode comer os brócolos, couve e peixe. Ao jantar pode ingerir salada de  beterraba e agriões com mexilhões que contêm mais ferro que cálcio, temperados com umas gotas de limão. A vitamina C presente no limão e na laranja ajuda a absorção do ferro e do cálcio e deve ser consumida em conjunto.


Outras plantas que são amigas dos nossos ossos

A Groselheira, Ribes nigrum L., dá uma baga polposa azul escura. Pode-se utilizar o fruto, as folhas ou os rebentos.

Atua sobre a microcirculação e melhora a visão noturna. É adequada à cura do reumatismo, gota e problemas circulatórios. Faça uma infusão das folhas de groselheira e beba uma chávena de manhã, durante três semanas repetindo a cura a cada três me

A Rainha dos prados, Filipendula ulmaria, é uma flor vulgar em toda a Europa. As suas flores são usadas para tratar casos de reumatismo mas também como anti-inflamatório, febrífugo e diurético. Tem um efeito depurador sobre o organismo, atenuando a dor, um pouco como a aspirina.



Deite quatro colheres de sopa de flores num litro de água a ferver. Deve beber essa quantidade de chá por dia. Repetindo esse tratamento por três semanas e regularmente, mês sim mês não.

O Repolho, Brassica Oleracea, contém boro e este eleva o nível de estrogénio no sangue o que por sua vez protege os ossos.


Uma boa receita é combinar repolho picado com feijão como salada.


O Dente de Leão, Taraxacum officinale, é o número dois, a seguir ao repolho,  em níveis de boro.


Além disso, em 10 gr. de dentes de leão temos 200 mg. de cálcio. Também contém silício o que fortalece os ossos.

Aliás, já que falamos de silício, recomendo o consumo de águas naturais com silício.

                                                       

Bredo ou Amaranto, Amaranthus, várias espécies.

10gr de folhas cozidas têm 500mg de cálcio.


Plantas por ordem decrescente de nível de Cálcio:

No pódio  temos o feijão, depois segue o agrião, alcaçuz, manjerona, segurelha, rebentos de cravo-vermelho, timol, repolho-chinês, alfavaca, semente de aipo, dente de leão e beldroega.

Soja e outros feijões por possuírem fito- estrogénios protegem os ossos sem contra indicações ao contrário da composição farmacêutica correspondente.

A Pimenteira, Piper nigrum, contém quatro compostos anti osteoporose.
                                                   

Advertência: é preferível ter a pimenta em grãos e moer na hora para saladas, abacate e sopa e feijão.
                                   

 Cavalinha, Equisetum arvense, tem níveis altos de monossílico e é adequada para coadjuvante no tratamento de fracturas ósseas.


Para o chá de cavalinha, adicione uma colher de açúcar à água, junto com a erva seca. O açúcar absorverá mais silício da planta. Deixe ferver e depois cozinhe em lume brando durante três horas (sinceramente acho um pouco demais, já usei com bons resultados fervendo no máximo 15 minutos). Coe as folhas e depois deixe arrefecer o chá antes de o tomar.


A Salsa, Petroselinum crispum, é rica em boro. Bastam 84gr. de salsa para proporcionar os 3mg necessários para elevar os níveis de estrogénio. Contém também fluorina que é outro composto que fortalece os ossos.
Purifique o hálito ao mesmo tempo que salva os ossos, adotando o hábito de comer a salsa de guarnição ou condimento de pratos principais.




Receita de sopa crua de cálcio:

-repolho
-rama de dente de leão
-salsa
-endro
-beldroegas
-cenoura picada
-rebentos de soja e de agrião
-alho e cebola q.b.

Pique finamente todos os ingredientes, que colocará numa taça. Junte sumo de tomate e tempere a gosto.



Sem comentários:

Enviar um comentário