PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





quarta-feira, 19 de março de 2014



Pão de cereais, cru!





Os pães crus são por vezes feitos de cereais demolhados, germinados, moídos numa pasta com aromáticas e depois desidratados como os pães Essène que encontramos nas lojas de produtos biológicos.
Deixamos aqui uma versão à base de noz e grãos, bem útil, mas devemos ter posto previamente  as sementes a demolhar e ter feito a germinação. Esta receita tem a vantagem de não ter glúten.

Se não possuir desidratador, pode fazer o pão no forno, à temperatura mais baixa, com a porta entreaberta. Pensamos que em Angola, onde temos alguns leitores, podem fazê-lo ao sol, pelo menos na estação quente.

Ingredientes:
(Dá para um prato do desidratador do tipo Excalibur, que cortámos em 9 fatias)
1 maçã
1/2 courgette
1 cenoura pequena (ou a outra metade da courgette)
2 colheres de sopa (30ml) de azeite extra virgem
1colher de sopa (15ml) de sumo de limão
1/2 colherada de chá (2,5ml) de sal marinho cinzento (se não tiver, não faz mal, ponha outro)
1chávena (250ml)  de amêndoas cruas, reduzidas a farinha ( utilizamos o moinho de café)
2 colheres de linhaça moída
3 colheres de sopa de sementes de sésamo inteiras
1/2 chávena (125ml) de sementes de girassol inteiras

No liqüidificador, coloque a maçã, os legumes, o azeite, o sumo de limão e o sal e triture tudo muito bem.
Transfira para uma taça, junte os restantes ingredientes e misture  delicadamente com uma colher ou à mão. Assim que a massa ficar homogénea, coloque-a no prato do desidratador e cubra com um "Teflex" ou papel vegetal . Se vai utilizar o forno, coloque-a num tabuleiro, e cubra-a com papel vegetal.h
Coloque no desidratador a105 Farenheit ou no forno entreaberto na temperatura mínima. Duas ou 3 horas depois, ou quando a massa estiver firme para ser manipulada, vire-a, retire o papel para deixar secar a parte inferior, e corte-a do tamanho que quiser.
Será mais fácil de cortar o pão nesta etapa, antes que esteja muito seco e solto. Volte a colocar no
desidratador durante cerca de dez horas ( ou toda a noite). Se utilizar o fogão, vá verificando regularmente a cozedura.


















Este pão conserva-se  muito tempo no frigorífico, mas pode ficar durante alguns dias fora dele.   É ideal para um passeio ou para o campismo.
Uma receita diferente, uma maneira de cozer original, mas que oferece múltiplas possibilidades , à medida que se vai ganhando prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário