PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sexta-feira, 7 de março de 2014

Benefícios dos brócolos


Quando o assunto é alimentação saudável, os brócolos vêm-nos logo à cabeça. Há muita gente que detesta os vegetais, principalmente as crianças. Mas vale a pena colocá-los no prato pelo menos algumas vezes na semana, devido às suas propriedades funcionais. Assim como outros vegetais com cor verde escura, os brócolos  são  ótimos para a saúde. Eles contêm diversos nutrientes, como vitaminas e sais minerais, além de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento celular.

Nutrientes dos Brócolos
Os brócolos são  considerados um alimento extraordinário, porque possuem  diversos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Veja a lista de componentes benéficos:

Brócolos: porque fazem bem  à saúde.
Vitamina C;
Vitamina A;
Proteínas;
Cálcio;
E ferro.
Este vegetal contém ainda substâncias que não entram na categoria dos nutrientes, mas que também trazem benefícios para a saúde, como:
Isoticianatos, que induzem a produção de enzimas protetoras;
Indóis, que desativam os estrógenos;
Luteína, que protege a retina e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer;
Zeaxantina, um antioxidante potente que também atua na prevenção de problemas de visão.


Propriedades Medicinais:
Por causa dessas substâncias, o consumo de brócolos está diretamente relacionado com a prevenção de diversos tipo de cancro, sobretudo o de bexiga. Por ser rico em cálcio, o vegetal também pode retardar os efeitos da osteoporose e fortalecer os ossos. A vitamina C fortalece as defesas do organismo e as substâncias antioxidantes combatem os radicais livres.


Como Consumir
Os brócolos  geralmente são  cozidos em água e utilizados na preparação de saladas. Mas existem outras formas de consumir o vegetal para variar o cardápio. Para disfarçar o sabor marcante, é possível picá-los em pequenos pedaços e cozinhar juntamente com o arroz. O vegetal também pode ser utilizado em sumos, batido com laranja ou abacaxi. Para potencializar a absorção de nutrientes, uma boa dica é temperar as saladas com azeite e limão. Outra sugestão é cozinhá-los a vapor, para que fiquem mais verdinhos e não percam as suas substâncias ativas.



Sem comentários:

Enviar um comentário