PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sábado, 8 de março de 2014

Os benefícios da cenoura

Benefícios da Cenoura


Hoje você vai descobrir que uma farmácia natural pode ser facilmente encontrada em qualquer supermercado. Falamos da cenoura, um alimento poderoso na prevenção de doenças. Essa hortaliça, de coloração alaranjada, é rica em vitamina C e outros nutrientes essenciais para a nossa saúde. Diversos benefícios relacionados ao consumo da cenoura já foram comprovados por pesquisadores de todo o mundo.


O Poder da Vitamina C
 Certamente já ouviu falar que vitamina C. Ajuda a curar a gripe, mas os benefícios desse nutriente não param por aí. Para início de conversa, a vitamina reforça o sistema imunológico, prevenindo diversos tipos de infecções. Outra boa notícia é que a vitamina C contribui para a absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo. Ela ainda participa na formação de tecidos e auxilia no controle dos níveis de colesterol.


Outras Propriedades da Cenoura
Mas como dissemos, a cenoura não possui apenas vitamina C. Ela também contém substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células.


Veja a lista de benefícios:
A cenoura faz muito bem à saúde!
Protege as gengivas;
Melhora a visão;
Regula a quantidade de açúcar no sangue;
Previne a anemia;
Contribui para o funcionamento do intestino;
Fortalece o fígado;
Evita o aparecimento de infecções.


Como Consumir a Cenoura
Depois de saber tudo isso, você precisa de incluir a cenoura na sua alimentação. A hortaliça pode ser comida crua ou cozida. Mas, por incrível que pareça, o cozimento potencializa as propriedades terapêuticas da cenoura. A dica é cozinhá-la no vapor e temperar com um pouco de azeite. Como os carotenoides são lipossolúveis, a gordura facilitará a absorção dessa substância. Vale lembrar também que as folhas da cenoura são ricas em proteínas e cálcio.
E para curar a tosse, o xarope de cenoura é uma excelente opção. Experimente!



Xarope de Cenoura para Tosse
H
 A cenoura possui diversas propriedades medicinais; é rica em vitamina A, que actua como antioxidante, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e mucosas. Ela também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, bem como vitaminas do complexo B. Devido a essas substâncias, a cenoura é tida como antisséptica, antibacteriana, cicatrizante, diurética e aperiente.
Por isso, a cenoura é muito utilizada no tratamento de problemas pulmonares e respiratórios, principalmente na eliminação de secreções. Como a hortaliça também possui função expectorante, ela é eficiente no tratamento da tosse. O xarope de cenoura pode ser utilizado por crianças e adultos, em casos de tosse com catarro. Veja como preparar o remédio caseiro.

Como preparar o xarope de cenoura
Você vai precisar de:

4 cenouras grandes
1 xícara (chá) de mel


Preparação:

Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até formar uma pasta. Depois utilize um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir a maior quantidade de sumo. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao fogo. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.


Posologia

As crianças devem tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia. Para os adultos, recomendam-se 2 colheres (sopa) também 3 vezes ao dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário