PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





terça-feira, 11 de março de 2014

O açúcar, esse inimigo!

Ninguém está hoje sem saber que o açúcar está na origem de numerosos problemas de saúde. O consumo de açúcares refinados é excessivo nas sociedades ocidentais.
 Não se trata só do açúcar propriamente dito, mas de todos os cereais, e produtos derivados à base de farinha de trigo, sobretudo, mas também os feculentos e as massas alimentares a que chamamos açúcares lentos. 
Claro que estes fornecem energia, mas consumidos em excesso fazem mais mal que bem. 
Notemos que atrás de uma fragilidade ou doença encontra-se frequentemente uma infecção bacteriana que se alimenta de açúcares e de antibióticos e outros produtos refinados. Também as células cancerosas se alimentam de açúcar e multiplicam- se facilmente na sua presença.
 Uma pessoa doente ou em convalescença deveria evitar o açúcar, inclusive os frutos doces. Mas quem goze de boa saúde pode consumi-lo, moderadamente.


 Eis uma escala dos produtos adoçantes utilizados na alimentação viva, da solução mais pura e natural à mais refinada:
 Frutos secos (tâmaras, passas e corintos, damascos... etc)
 Stevia (folha verde) 
Mel
 Açúcar de noz de côco 

 Outras opções que não são cruas:
 Xarope de agave (índice de glicémia baixo, mas muito refinado).
 Melaço 
Açúcar de cana, escuro 

 Claro que devemos evitar o açúcar branco refinado, porque tem um efeito imediato e potente sobre a taxa de açúcar no sangue, e não faz bem nenhum. Assim, é recomendável escolher a opção em função da sua situação ( segundo o gosto e a textura Dos produtos adoçantes). Todos os adoçantes artificiais devem ser absolutamente banidos, são verdadeiros venenos para o organismo ( por ex, o aspartame ). Se fizermos boas escolhas, podemos aproveitar a doçura dos nossos alimentos sem pôr em perigo o nosso equilíbrio e a nossa saúde. Falamos de equilíbrio, porque são todas as nossas hormonas que são agredidas, quando consumimos açúcares refinados em grandes quantidades. Mas isso fica para outro artigo!

 Traduzido do blog "cruisine"

Sem comentários:

Enviar um comentário