PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





segunda-feira, 10 de março de 2014

REJUVELAC

Rejuvelac de Trigo, como fazer ?

“Todos têm o melhor médico do mundo dentro de si mesmo, basta ajudá-lo no seu trabalho. A força natural de cura existe, inegavelmente, e é a mais efetiva. O melhor caminho para a saúde integral é fazer de seu alimento seu remédio” – Hippocrates


Rejuvelac é uma bebida fermentada rica em enzimas, vitaminas (contém 8 vitaminas do complexo B, além das vitaminas E e K), minerais, lactobacilos vivos e proteínas pré-digeridas que o corpo absorve com grande facilidade.

Não se sabe quando foi descoberto provavelmente há mais de 2 mil anos, no entanto há muito esquecido. Somente na década de 80 graças às pesquisas da Dra. Ann Wigmore o rejuvelac foi redescoberto para a felicidade e saúde dos seres humanos. Trata-se de um verdadeiro elixir para a saúde e a beleza. Seu nome é uma referência a seu efeito, visto que sendo rico em enzimas e lactobacilos, ele limpa os intestinos, melhora a qualidade da pele e até diminui rugas e flacidez!

O Rejuvelac pode ser feito a partir de diversos tipos de grãos orgânicos, o mais comum é o trigo – fácil de germinar e fermentar. Nos EUA utiliza-se muito o Centeio. Outras sementes utilizadas são painço, aveia, cevada e quinoa.

IMPORTANTE: os grãos devem ser frescos e obrigatoriamente orgânicos, apenas nessas condições é assegurada uma fermentação adequada do rejuvelac.

Demora mais ou menos 4 dias para se produzir o Rejuvelac. A recomendação de consumo é de 500ml a 1 litro por dia.

PASSO-A-PASSO:

Ponha as sementes de molho em água potável entre 8 a 12 horas  (Os grãos não podem ficar mais de 16 horas na água senão apodrecem). A quantidade de grãos para a quantidade de água varia, se colocar mais grãos fermentará mais rápido. Uma boa medida é 1/4 do recipiente com grãos germinados e os 3/4 restantes com água. Como os grãos dobram de tamanho após absorverem água, coloque cerca de 1/8 de grãos secos para germinar.
O recipiente pode ser qualquer pote de vidro incolor (não use plástico ou metal).

Coloque tule na boca do recipiente e segure com elástico. Após estar de molho 8-12 horas na água, coar a água e colocar  o frasco inclinado e com a boca virada para baixo em qualquer lugar que tenha boa luminosidade mas NUNCA sol direto.Durante o processo lave de vez em quando (aproximadamente a cada12 horas).
Se o tempo estive quente lave mais vezes.

Até  48 horas (dependendo da temperatura) os grãos emitirão pequenas raízes. A partir deste estágio os grãos estão prontos para consumo ou para iniciar a fermentação do rejuvelac.

Os grãos podem ser consumidos germinados, em saladas, em sucos ou para fazer leite de germinado (basta bater os grãos com água no liquidificador e coar com tecido).

Pode deixar os grãos enraizarem mais, e faz o rejuvelac até com os grãos com rebentos. Vale a pena testar até encontrar o melhor rejuvelac, a seu gosto.

Uma boa proporção é de 1/4 do recipiente de grãos germinados para 3/4 de água. Você pode decidir colocar mais grãos, a fermentação será mais rápida. Deixe o recipiente em local arejado, com a boca protegida por um tecido que permita a troca de ar, mas impeça a entrada de insetos
TEMPO: 24 a 48 horas, dependendo da temperatura. Você pode deixar fermentar a seu gosto, quanto mais tempo fermentando mais ácido fica. Não é aconselhado fermentar mais de 72 horas em clima frio e 48 horas em clima quente, a partir de um determinado ponto o rejuvelac fica estragado.

Se o clima estiver muito quente (acima de 30°C) adicione algumas gotas de limão no início da fermentação, a acidez impede a proliferação de microorganismos nocivos.

Após coar este 1º rejuvelac com um coador não metálico (por causa das enzimas) ou coador de café, retorne os grãos para o pote para fazer mais rejuvelac.

Utilize os mesmos grãos para fazer mais 2 rejuvelacs, desta vez deixe fermentar por menos tempo, o 2º rejuvelac fica pronto em aproximadamente 24 horas e o 3º rejuvelac fermenta em apenas 12horas.

Nestes rejuvelac use a dica das gotas de limão para garantir uma fermentação adequada. No  final  deite fora os grãos.


Como saber se o Rejuvelac ficou bom ou não?

A bebida deve ter uma aroma e sabor de fermentado, o sabor deve ser levemente azedo, ter aspecto turvo entre branco e levemente amarelo, e borbulhar, o que indica a atividade dos microorganismos benéficos que transformam açucares em outros compostos + gás carbônico (por isso a bebida é efervescente) . A bebida não deve cheirar mal como algo podre. Pessoalmente, percebo que em dias muito quentes o cheiro fica mais forte, às vezes ligeiramente estranho, mas nunca me fez mal nenhum. Colocar gotas de limão durante a fermentação evita a proliferação de microorganismos nocivos.
Você pode também adicionar limão ao rejuvelac pronto para torná-lo mais agradável.

O rejuvelac deve ser bebido à temperatura ambiente.
 Pode guardar o rejuvelac até 4 dias no frigorífico , mas sempre que for beber, retire e deixe um tempo à temperatura ambiente.
Nunca feche completamente o recipiente, apenas o deve cobrir com um pano que permita troca de ar.


Bebida refrescante de Morango


1 chávena de morangos frescos ou congelados

1 chávena de rejuvelac

1 colher de açúcar mascavo, mel ou qualquer outro adoçante, a gosto.

Bata tudo no liquidificador e beba de seguida (não guardar).


Artigo adaptado de























http://jardineiroetnobotanico.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário